domingo, 14 de junho de 2009

RELATÓRIO 10 - VOCÊ ESTÁ COM ARTRITE REUMATÓIDE MESMO!

VOCÊ ESTÁ COM ARTRITE REUMATÓIDE MESMO! - disse-me o reumatologista. 

Eu já sabia porque sempre leio os resultados de meus exames. Quero sempre saber de tudo o que me acontece, como e porquê. Tenho cabeça boa para aceitar mesmo os diagnósticos mais difíceis como este agora. Como fiz quando soube que meu marido tinha câncer. Mergulhei para estudar seu caso, que falaremos em outra ocasião. 

Tão logo surgiu a suspeita, comecei a ler na internet sobre a artrite. Embora muitos médicos não aprovem a socialização da informação, acho que um paciente bem informado tem mais chances de aderir ao tratamento por mais complicado que seja. Até a suspeita eu sabia levemente sobre artrite, o que,  acredito, a maioria saiba. 

ENTÃO VEM AS 
DESCONSTRUÇÕES DOS MITOS E CRENÇAS:


1) que é doença de velho (falso) e segundo que dói nos dias frios (verdadeiro). 

2) A gente sabe também que deforma alguns dedos. O mais é ignorado. 

Até que a gente tem alguém muito próximo ou nós mesmos sofrendo com o mal. Quando li em vários sites, até em inglês, sobre tudo relacionado à doença, fui consciente da necessidade de tratamento, de levar a sério, de me cuidar, para que as conseqüências não fossem as piores, como imobilização e invalidez total. 

Sabia também que cada caso é um caso. E que, nem por isso, podia vacilar com o meu, acreditando em milagres. Saí do consultório com uma lista de medicamentos nas mãos na esperança de que pudessem surtir efeito o mais rápido possível para meu alívio das dores e inchaços nas mãos principalmente, me ajudando a voltar à normalidade.

E passei a ficar assim por vários anos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário