terça-feira, 7 de maio de 2013

COMO A VITAMINA D É PRODUZIDA PELO ORGANISMO ?

COMO A VITAMINA D É PRODUZIDA PELO ORGANISMO ?

 A exposição aos raios solares leva o organismo a produzir a vitamina D1,2,3. 

Alguns fatores como:

horário, cor da pele, idade e localização geográfica

influenciam na capacidade de sintetizar vitamina D pela exposição ao sol

Durante a exposição, a radiação UVB transforma uma substância chamada de 7-DHC, presente na derme e na epiderme (camadas que recobrem a pele), em pré-vitamina D3 5,7,9,10. 

Por meio de um processo específico, a prévitamina D3 é imediatamente transformada em vitamina D3, que é armazenada e liberada pelas células de gordura 5,7,9,10.


Ao chegar ao fígado, a vitamina D3 é transformada em 25-hidroxivitamina D (25(OH)D), forma inativa da vitamina D, que será transformada, desta vez nos rins, em sua forma ativa, a 1,25-dihidroxivitamina D5,7,9,10.

Como a Vitamina D atua no organismo? 

A principal função da vitamina D é auxiliar o organismo na absorção do cálcio, mineral responsável pela formação e manutenção da saúde dos ossos.

Por que em um país ensolarado como o Brasil há deficiência de Vitamina D?

Antes, acreditava-se que a deficiência de vitamina D fosse pouco comum em áreas equatoriais e regiões de baixa latitude.

Entretanto, vários estudos vêm demonstrando que a deficiência de vitamina D é ampla e afeta todos continentes, faixas etárias e classes socioeconômicas.
.
Em um estudo realizado em São Paulo e recentemente publicado no Clinical Nutrition, pesquisadores da Universidade de São Paulo avaliaram a prevalência de hipovitaminose D entre voluntários sadios com idade entre 18 e 90 anos. 

Na primeira fase do estudo, ao final do inverno, o índice de deficiência de vitamina D foi de 77,4%13.

Já na segunda etapa do estudo, ao final do verão, esse índice caiu para 37%.

Mesmo assim, a taxa foi considerada inesperada pelos pesquisadores.

Algumas conclusões desse estudo . 

Existe alta prevalência de hipovitaminose D, pelo menos na região urbana de São Paulo, e não está restrita apenas a crianças e idosos |.O fato de viver em uma área ensolarada a maior parte do ano não é suficiente para obter níveis adequados de vitamina D .

 A ingestão de vitamina D por meio de dieta alimentar é baixa.

Fatores que interferem na produção de Vitamina D: 

As maiores quantidades de vitamina D são obtidas pela exposição da pele aos raios solares. Porém, vários fatores influenciam a capacidade de produção de vitamina D pela pele.

Uso de Protetor Solar: 

Calma, calma! Ninguém está desaconselhando o uso de filtro solar.

 Ao contrário. 

Mas, quando se trata de produção de vitamina D, o filtro absorve os raios UVA e UVB e reduz em 95% a capacidade da pele de produzir essa vitamina.

 Na teoria, o ideal seria expor braços e pernas, sem protetor solar, por 5 a 30 minutos, entre 10h00 e 15h00, duas vezes por semana, para buscar manter níveis adequados de vitamina D, dependendo da estação climática, latitude e pigmentação da pele. 

Porém, devido aos sérios danos que o sol pode causar à pele, a prática não é recomendada pela maioria dos médicos.

Cor da pele: 

A melanina, pigmento que dá cor à pele, funciona como um protetor solar natural, pois absorve os raios ultravioletas.

Quanto mais escura for a pele de uma pessoa, maior será sua necessidade de exposição aos raios solares, para sintetizar a mesma quantidade de vitamina D que uma pessoa de pele clara.

Roupas: 

Para um melhor aproveitamento dos raios solares, é necessário que braços e pernas estejam expostos. 

Em países ensolarados, mas cuja a tradição impõe, o uso de roupas que cobrem quase todo o corpo, como Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes e Índia, a incidência de hipovitaminose D é extremamente comum.

Envelhecimento: 

Com o envelhecimento, a quantidade de 7-DHC presente na epiderme, substância fundamental para a produção da vitamina D, começa a diminuir. 

Assim, uma pessoa de 70 anos consegue sintetizar apenas 25% da quantidade dessa substância em comparação a uma pessoa de 20 anos de idade, com o mesmo tempo de exposição aos raios solares.

A prevalência de hipovitaminose D é maior em idosos e pessoas de pele escura.

 Nos Estados Unidos e na Europa, pelo menos 40% dos idosos vivendo em asilos e casas de repouso têm deficiência de vitamina D.

Período do dia, estação do ano e latitude :

são fatores que também influenciam muito a produção de vitamina D3. 

O motivo é que, durante o inverno, em função da inclinação da terra e de sua proximidade ao sol, os raios solares ficam em ângulo mais oblíquo e os raios UVB são mais eficientemente absorvidos pela camada de ozônio.

Em latitudes acima de 37º (hemisfério Norte), entre os meses de novembro a fevereiro, ocorre redução dos raios UVB sobre a superfície da terra. 

Essa redução varia entre 80% e 100%, de acordo com a latitude. 

Abaixo de 37º e próximo à linha do Equador, ocorre maior síntese de vitamina D3 na pele. 

O mesmo acontece no início da manhã ou ao final da tarde, quando o ângulo dos raios solares é tão oblíquo que pouca vitamina D3 é produzida na pele, mesmo no verão.


Outras causas que levam à deficiência de vitamina D: .

 Má absorção: 

Redução da absorção de vitamina D causada por doenças como:

 fibrose cística, doença celíaca, doença de Whipple, doença de Crohn, cirurgia de revascularização, remédios para redução do colesterol  etc.

Obesidade: 

Células de gordura podem não liberar a vitamina D nelas armazenadas.

Medicamentos: 
 como anticonvulsivantes, glicocorticoides, medicamentos para o tratamento da AIDS, etc. .

Comprometimento hepático

Doença renal crônica

Hábitos culturais, estilo de vida e a poluição:
são fatores que podem dificultar a produção de níveis desejáveis de vitamina D pela pele12.

O excesso de urbanização levou as pessoas a ficar boa parte do tempo em locais fechados, o que prejudica a produção de vitamina D. 

Os médicos alertam que as crianças de hoje, que vivem muito tempo em ambientes fechados, devido à deficiência de vitamina D, têm risco aumentado de vir a desenvolver problemas de saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário