quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Protocolo altas doses só com acompanhamento médico

Só quando a gente toma 10.000 unidades internacionais é que a gente não precisa fazer dieta. Acima disso precisa do acompanhamento médico.

Por quê?

Porque é preciso monitorar os resultados dos exames para fazer ajuste da dose.

A dose é individual e depende de alguns critérios como peso, idade, histórico da doença etc...

Há uma dose inicial e depois pelos exames vai se ajustando.

O tratamento é pra sempre mas em alguns casos, depois que entra em remissão,  a dose é reduzida.

Além da vitamina D é prescrito um composto vitamínico com as necessidades de cada um.

Tem também o ômega 3 forte, que funciona como anti-inflamatório também.

O que é um ômega forte? 

Transcrevendo do vitaminado Ricardo Marques do grupo fechado no Facebook chamado AR e vit D. Quem quiser entrar conversa com muita gente com AR que faz o tratamento.

<<< ÔMEGA 3 QUAL O MELHOR ? >>>

Pessoal,

Escrevi este post em outro grupo e talvez interesse.

Se o objetivo é obter uma boa fonte de EPA (ácido eicosapentaenóico ) e DHA (ácido docosa-hexaenóico) o melhor é o ômega 3 de origem animal ou seja ômega 3 de (Óleo de peixe) e não de origem vegetal (Óleo de Linhaça), abaixo detalhes:

O ômega 3 de origem animal (peixes) já possui o DHA e EPA. O óleo de linhaça possui em precursor chamado ALA (ácido alfa-linolênico) e ao consumi-lo o nosso organismo converte ele em DHA e EPA, no entanto a taxa dessa conversão é baixa, algumas pesquisas afirmam ser cerca de 10%, então ao consumir 2 gramas de óleo de peixe seriam necessários 20 gramas de óleo de Linhaça.

CUIDADOS:

Alguns médicos prescrevem óleo de linhaça geralmente devido o paciente não se adaptar ao óleo de peixe ou pelo cuidado, pois a matéria prima precisa ser de procedência para não ter metais pesados.

Se for adquirir um produto nacional prefiram aqueles com selo de qualidade IFOS, ele é um órgão internacional independente, que certifica produtos com qualidade na matéria prima.

Outra entidade independente que avalia produtos é o ConsumerLab com várias marcas:

https://www.consumerlab.com/reviews/fish_oil_supplements_review/omega3/

QUAL DOSE TOMAR ?

A FDA (Food And Drug Administration) a Anvisa nos Estados unidos, determina que deve ser utilizado até 3 gramas por dia de DHA.

No tratamento pelo protocolo do Dr. Cícero essa dose geralmente oscila entre 1 grama e 2 gramas e são utilizados produtos que possuem 500 miligramas de DHA por cápsula. ( OBS. MINHA: no início tomamos 4 cápsulas de 500 dha por dia. Depois vai diminuindo até chegar a uma de 500 dha por dia)

http://www.fda.gov/ohrms/dockets/dockets/95s0316/95s-0316-rpt0130-12-Appendix-VI-vol90.pdf

Devemos observar a tabela nutricional na embalagem do produto pois aquele 1.000 mg na frente da embalagem é o peso da cápsula com seu excipiente e não a quantidade de DHA e EPA. Produtos nacionais geralmente tem 120 mg de DHA e 180mg de EPA por cápsula e na tabela nutricional vem: 360 mg de DHA e 540 de EPA em porção de 3 capsulas. (360/3 = 120 mg) e (540/3= 180 mg).

A IMPORTÂNCIA DO DHA.

DHA é considerado um nutriente que melhora a inteligência e aumenta a capacidade de aprendizado.

Está presente no cérebro e é um dos poucos componentes que podem penetrar na célula cerebral.

O DHA possui a característica de tornar a estrutura molecular da membrana celular extremamente maleável.

Tornar a célula cerebral maleável significa facilitar a passagem da informação (sinal elétrico) na sinapse (proeminência da célula cerebral) tanto na transmissão quanto na recepção.

Se a célula fica maleável, a transmissão da informação torna-se mais rápida, o que proporciona o aumento da capacidade de memorização e de aprendizado.

Em portadores de Doenças Neurológicas ele melhora a cognição (memória)

A IMPORTÂNCIA DO EPA

O EPA é importante por sua ação anti-inflamatória, pois atua na produção de substâncias anti-inflamatórias chamadas prostaglandinas E3.

O EPA pode apresentar benefícios para a saúde cardiovascular e a circulação já que além de ser anti-inflamatório, também pode impedir que as plaquetas se unam formando trombos (coágulos) que podem causar trombose e derrame cerebral (AVC).

Além disso, o EPA pode ser interessante para pessoas que apresentam sintomas ou doenças de caráter inflamatório, como celulite, obesidade e artrite reumatoide.

Fontes:

1 - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11844977

2 - http://www.saudevisual.com.br/saude/nutricao/1888-oleos-peixe

3 - http://www.cookie.com.br/omega-3-oleo-de-linhaca-ou-oleo-de-peixe/

4 - http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2010/04/28/oleo-de-peixe-ou-de-semente-de-linhaca-qual-o-melhor-para-a-saude.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário