quarta-feira, 21 de abril de 2010

Efeito da canela na glicemia pós-prandial


Efeito da canela na glicemia pós-prandial


http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/nutricao-e-ciencia/1017-efeito-da-canela-na-glicemia-pos-prandial-esvaziamento-gastrico-e-saciedade-em-pessoas-saudaveis

A incidência do Diabetes tipo 2 vem crescendo rapidamente. Mudanças na dieta ajudam a prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2 e a controlar a glicose sanguínea. Ervas e especiarias também podem ser usadas para controlar a glicose sanguínea.


Canela




Canela, louro, cravo, noz moscada, avelã, orégano, chá preto e verde, tem sido mostrados como tendo uma atividade biológica “insulin-like”. Dessas substâncias, a canela tem aparecido como a que tem a maior atividade “insulin-like”. 



Um polímero  polifenol tipo 1 solúvel  em água tem sido isolado e mostrado in vitro como tendo atividade “insulin like”, assim como efeito antioxidante . 


A canela tem demonstrado reduzir a glicose sanguínea, triglicerídios e colesterol  LDL  e total em pacientes com diabetes tipo 2, quando adicionada à dieta de 40 dias em doses de 1, 3 ou 6 gramas. (...)


O presente estudo mostrou que a presença de canela numa refeição semi sólida reduz a resposta da  glicose pós prandial em sujeitos saudáveis e que a causa dessa redução pode ser em parte pelo retardo do esvaziamento gástrico.

Khan e colaboradores mostraram  que a  suplementação de  relativamente pequenas quantidades de canela em pó (1 g/d)reduziu a glicemia em jejum e melhorou o perfil lipídico em pacientes na pós menopausa com Diabetes tipo 2. (...)



Não há recomendações de ingestão de ervas, mas a canela é um alimento promissor, rico em polifenóis, de sabor agradável, de baixo custo e de fácil uso, podendo ser utilizada para melhorar o sabor de diversas preparações. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário