quarta-feira, 21 de abril de 2010

Canela auxilia o tratamento do diabetes tipo II


Canela auxilia o tratamento do diabetes tipo II


http://gaad-amigosdiabeticos.blogspot.com/2009/07/canela-auxilia-o-tratamento-do-diabetes.html

http://4.bp.blogspot.com/_rzCW8qgvb2E/SXkS6weNyTI/AAAAAAAABOM/scxvVD41yts/s400/canela_80.jpg


A Canela, especiaria aromatizante e exótica, pode ajudar no tratamento e prevenção do diabetes, é o que diz estudo realizado pela Universidade Tecnológica da Malásia.
Uma substância encontrada no extrato de canela, o polifenol MHCP, reproduziria a ação da insulina nas células, auxiliando na redução dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, o que tornaria o condimento uma grande aliada no controle do diabetes do tipo 2.

De acordo com a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella, no diabetes tipo 2 existe a produção de insulina, mas a quantidade não é o suficiente para absorver a glicose do sangue. "Por isso o controle da ingestão de açúcar é tão importante", diz Roberta.

O pesquisador explica que a ação direta da especiaria no funcionamento do hormônio facilitaria o tratamento da doença. Foram testados portadores de diabetes tipo 2, que consumiram meia colher (chá) de extrato de canela por dia, durante três anos. 



No geral, todos os pacientes apresentaram uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora dos sintomas da doença

Efeito da canela na glicemia pós-prandial


Efeito da canela na glicemia pós-prandial


http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/nutricao-e-ciencia/1017-efeito-da-canela-na-glicemia-pos-prandial-esvaziamento-gastrico-e-saciedade-em-pessoas-saudaveis

A incidência do Diabetes tipo 2 vem crescendo rapidamente. Mudanças na dieta ajudam a prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2 e a controlar a glicose sanguínea. Ervas e especiarias também podem ser usadas para controlar a glicose sanguínea.


Canela




Canela, louro, cravo, noz moscada, avelã, orégano, chá preto e verde, tem sido mostrados como tendo uma atividade biológica “insulin-like”. Dessas substâncias, a canela tem aparecido como a que tem a maior atividade “insulin-like”. 



Um polímero  polifenol tipo 1 solúvel  em água tem sido isolado e mostrado in vitro como tendo atividade “insulin like”, assim como efeito antioxidante . 


A canela tem demonstrado reduzir a glicose sanguínea, triglicerídios e colesterol  LDL  e total em pacientes com diabetes tipo 2, quando adicionada à dieta de 40 dias em doses de 1, 3 ou 6 gramas. (...)


O presente estudo mostrou que a presença de canela numa refeição semi sólida reduz a resposta da  glicose pós prandial em sujeitos saudáveis e que a causa dessa redução pode ser em parte pelo retardo do esvaziamento gástrico.

Khan e colaboradores mostraram  que a  suplementação de  relativamente pequenas quantidades de canela em pó (1 g/d)reduziu a glicemia em jejum e melhorou o perfil lipídico em pacientes na pós menopausa com Diabetes tipo 2. (...)



Não há recomendações de ingestão de ervas, mas a canela é um alimento promissor, rico em polifenóis, de sabor agradável, de baixo custo e de fácil uso, podendo ser utilizada para melhorar o sabor de diversas preparações.